Deputada Clarissa Tércio visita Centro de Parto Humanizado em Paudalho

A Deputada Clarissa Tércio, visitou na tarde dessa segunda-feira (11), o Centro de Parto Normal Gabrielly Ramos, em Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco. Localizado na Rua José Paulo do Monte, no bairro de Santa Tereza, a unidade de saúde, que funciona nas dependências do Hospital Geral do Paudalho, é o único centro público de parto humanizado da zona da Mata Norte do estado. Na ocasião, foi destinada Emenda Parlamentar para aplicação na saúde do município.

Habilitado pelo Governo Federal, mais de dezenas de partos já foram realizados no local com taxa zero de registro de óbito. O centro já funciona a mais de 01 (um) ano e é administrado pela Prefeitura do Paudalho. As gestantes contam com uma equipe multi-disciplinar.

A Deputada Clarissa Tércio, é autora do Projeto de Lei 406/2019, que garante à gestante atendida no serviço público a possibilidade de optar pelo parto cesariano a partir da 39ª semana de gestação, bem como pela analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal.  A proposta tem como objetivo dar proteção legal às mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), às quais seria imposto o procedimento em que as mulheres são obrigadas a sofrer por longas horas, sendo dificultado o acesso até a analgesia.

Projeto semelhante, foi aprovado no Estado de São Paulo. Agora, espera-se que com a decisão de Clarissa Tércio,  a medida torne-se lei em Pernambuco. “É uma proposta que preserva a vida, a saúde e a dignidade humana, além de conferir voz às mulheres que, desde sempre, foram caladas pelo sistema”, frisou a deputada.

Além da visita ao Centro de Parto Normal Gabrielly Ramos, Clarissa Tércio visitou as construções  da Unidade Básica de Saúde Alto Dois Irmãos e Escola Municipal Asa Branca.